© 2019 by Binaulab Audio 3D. 

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

November 11, 2018

November 9, 2018

November 30, 2017

November 21, 2017

Please reload

Recent Posts

Apresentação

November 21, 2017

1/1
Please reload

Featured Posts

O que é áudio 8D?

November 9, 2018

Olá amigos, você já ouviram os "fantásticos áudios de tecnologia avançada" chamados de áudios 8D, não é mesmo? Mas o que seria isso? Seriam eles melhores ou mais avançados do que os áudios chamados 3D?

Por lógica direta, podemos sugerir que sim, afinal, 3D = 3 Dimensões, logo 8D seriam 8 Dimensões, mas isso realmente existe ou é pura estratégia de publicidade?

Para entender melhor o que é um e outro, devemos entender o meio em que vivemos. Logo, vivemos em um mundo de terceira dimensão. Isso significa que qualquer objeto em nosso meio pode ser referenciado através de 3 eixos no espaço. São eles os eixos X=comprimento, Y= altura e Z = profundidade.

 

Existem outras teorias que representam 4 dimensões, em que a 4 dimensão seria o tempo. Mas como podemos revelar as outras 4 dimensões para dizer que um áudio é 8D? (Sem utilizar a filosofia)

Nós dizemos que produzimos áudio 3D, exatamente por conseguirmos movimentar o áudio através dos 3 eixos no espaço. Mas como é possível movimentar o som através dos 3 eixos no espaço?

Na verdade, para se dizer que um objeto está em movimento, precisamos de uma referência. Por exemplo: Dizemos que um carro está em movimento em relação a um observador externo, mas não em relação ao motorista do carro. 

 

Voltando para o som, conseguimos produzir sons 3D em relação ao ouvinte. Esse é o principal motivo para se utilizar os fones de ouvido. Pois assim, toda a movimentação do som nos 3 eixos no espaço terá como referência o próprio ouvinte que estará ancorado aos fones de ouvido.

A grosso modo, todos nós, temos a propriedade de enxergar em 3 dimensões, por termos 2 olhos. E todos nós temos a propriedade de ouvir sons vindos de todas as direções por termos 2 ouvidos. Mas além disso, por termos 2 orelhas especialmente projetadas para distorcer o som (através das "conchas acústicas" ou pavilhões) antes de chegar aos nossos tímpanos.

 

Assim, nosso cérebro consegue distinguir a diferença de velocidade de som entre uma orelha e outra, além de perceber o tipo de distorção que o som sofreu e determinar a direção correta do som.

Sabendo disso, engenheiros e cientistas do mundo todo estudam hoje esse tema para se chegar ao processamento digital dessa distorção que antes eram produzidas somente através de técnicas de microfones em modo binaural ou ambisonics e assim, criar ferramentas para que mais e mais produtores possam utilizar essa tecnologia e despertar emoções cada vez maiores no público em geral.

Concluindo então, o nome correto do áudio 3D ouvido através dos fones de ouvido é áudio binaural e áudio 8D é chamado assim por pura estratégia de publicidade e nada mais. 

Se quiser se aprofundar mais sobre o assunto, ou fazer alguma outra pergunta, por favor nos enviem que responderemos por aqui!

Grande abraço e até a próxima! 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square